Conheça 5 tendências inovadoras para seu escritório

Que o mercado de contabilidade está cada vez mais competitivo não é novidade para ninguém. Por isso, a criação de soluções inovadoras pode ser fator de destaque entre tantos concorrentes. Mas não basta somente agradar ao cliente, não é mesmo? Colaboradores precisam estar motivados a gerar bons resultados, sem deixar de lado medidas criativas e inovadoras para o negócio.

Com o surgimento de ferramentas para escritórios de contabilidade, ficou fácil pensar em novidades para revolucionar o mercado contábil. Afinal, criatividade está diretamente relacionada à melhora de processos em todo o mundo. Quer descobrir algumas ações que podem ser implantadas no seu escritório? Separamos cinco tendências inovadoras que vão ajudar a revolucionar sua empresa e aumentar a produtividade da equipe. Confira!

Gamification

Deseja gerar engajamento entre sua empresa, colaboradores e clientes? Então o gamification (gamificação, em português) pode ser a solução ideal pra você! Essa estratégia consiste na utilização de técnicas de design de jogos, a fim de melhorar a interação entre pessoas e empresas. Ou seja, eles utilizam mecânicas de games para enriquecer a experiência gerada entre as pessoas. A estratégia é conhecida como forma de melhorar o foco dos colaboradores, determinação da equipe, além de aumentar a produtividade.

Por exemplo: há a criação de tarefas, que sejam de acordo com os objetivos da empresa, com regras e monitoramentos. Os participantes pontuam e, os melhores colocados, podem garantir prêmios. As recompensas podem variar, como brindes e até mesmo viagens. No entanto, essa “premiação” vai depender de acordo com cada empresa. A gamificação permite o rápido desenvolvimento do time, com elaboração de ações práticas, criativas e com integração entre equipes.

A prática tem ganhado adeptos e diversas empresas têm buscado ações de implementação nas empresas. Uma das últimas ações foi da Amazon, que aplicou os conceitos de gamificação com o objetivo de tornar a rotina dos funcionários menos tediosa.

CRM

Um bom atendimento é a chave para a fidelização de clientes. A fim de melhorar esse relacionamento, a estratégia ideal é o CRM (Costumer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em português). Essa técnica reúne estratégias de negócios e tecnologia, focadas em clientes de empresas e startups, e é tendência no marketing. Através do CRM, a equipe de vendas pode analisar interações, de forma a estudar o comportamento do consumidor. O objetivo dessa ação é antecipar necessidades, aumentar vendas e melhorar a captação de leads.

A partir da implementação do Costumer Relationship Management, o contato com o cliente se torna mais confiável e duradouro. Afinal, não há nenhuma estratégia, ação ou campanha que supere essa proximidade. Isso pode, inclusive, impulsionar o marketing boca a boca de sua empresa. Ser recomendado por um colega, amigo ou familiar, é garantia de retorno, além de gerar mais confiança para sua marca.

Quer algumas dicas de como melhorar o relacionamento com clientes? Procure participar da rotina, disponibilizando canais de atendimento e, caso seja viável, ofereça serviços de consultoria e reuniões periódicas. Ferramentas como Skype, Zoom, Google Hangouts e Talky podem ajudar neste ponto. Cada vez mais pessoas buscam por conteúdos que resolvam problemas do mercado. Na contabilidade, assuntos mais burocráticos como mudanças na legislação, procedimentos contábeis e obrigações merecem atenção.

Implantação de tendências de mercado, como gamification, podem melhorar trabalho em equipe.
Implantação de tendências de mercado, como gamification, podem melhorar trabalho em equipe. (You X Ventures/Unsplash)

Redes Sociais

De que adianta possuir um bom produto/serviço, se as pessoas não o conhecem? Em um mundo cada vez mais conectado, estar presente em redes como Facebook, LinkedIn, Instagram e Google AdWords é essencial. De acordo com dados da agência We Are Social de 2019, o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais. O número que representa 66% da população. Ou seja, significa que a internet é um excelente canal para captar novos clientes e gerar alcance de marca. Como ficar de fora dessa tendência?

Só que agora vem a dúvida: como estar presente nas redes sociais? Em primeiro lugar, faça um site, com blog, e produza conteúdo regularmente. Após esse primeiro passo, realize a divulgação desses conteúdos em canais como Facebook e LinkedIn (como artigos, por exemplo). A produção de vídeos para o You Tube também é uma boa ação. Você também pode participar de outras redes sociais, como WhatsApp e Instagram, mas isso vai depender da estratégia e do objetivo da empresa.

E lembre-se: segmente os seus anúncios e conteúdos produzidos. É preciso ir atrás do público que realmente esteja interessado em seus serviços ou produtos. Uma segmentação bem feita é sinônimo de sucesso para a empresa.

Otimização (sempre!)

Inegavelmente uma das principais mudanças no mercado contábil nos últimos anos foi a implementação do eSocial. O sistema do Governo Federal promete reunir dados trabalhistas, fiscais e previdenciários de empresas e colaboradores. O objetivo é facilitar processos, além de melhorar integração dos dados entre governo, empresas e departamentos de contabilidade. Com essa mudança, é esperado um alto volume de informações que vai necessitar de agilidade dos escritórios contábeis.

A dica é utilizar um software de gestão e automação contábil capaz de atender essas demandas. Com um sistema bem construído, é possível gerar rotinas contábeis automatizadas. Além disso, os contadores podem eliminar diversos processos manuais que consomem tempo (e, sem dúvida, dinheiro). A automação permite sua equipe a gerenciar tarefas e integrar dados dos departamentos contábil, pessoal e fiscal em um único lugar. É economia de tempo e mais produtividade dentro da empresa. Na Makrosystem você encontra isso e muito mais!

Amplie seu negócio

Com empresas surgindo diariamente, são várias as que necessitam de uma consultoria para ajudar no crescimento. Sem dúvida há um mercado para ser explorado. Dessa forma, investir em serviços de consultoria e acompanhamento das empresas pode ser uma boa fonte de renda. Quer mais? Já pensou em construir um evento que reúna clientes e promova o networking entre empresas e profissionais da contabilidade? Em resumo, oportunidades não faltam.

As consultorias permitem a construção da autoridade de sua marca e empresa perante um assunto. Você também pode aproveitar as principais dúvidas de clientes para produzir conteúdos a fim de sanar essas “dores”.

Com um mundo mais conectado, tendência é que as empresas estejam cada vez mais presentes no ambiente digital. (Jakob Owens/Unsplash)
Com um mundo mais conectado, tendência é que as empresas estejam cada vez mais presentes no ambiente digital. (Jakob Owens/Unsplash)

Hora da Prática!

De nada adianta estudar o mercado, se aprofundar em números e conferir as últimas tendências, se você não colocar em prática. Sempre experimente novas soluções dentro da empresa e tenha disciplina na busca por soluções inovadoras que gerem resultado. Não existe “receita de bolo” para alcançar o crescimento contínuo. E, ao contrário do que se pensa, criatividade é construída com trabalho e (MUITO!) esforço. Já possui soluções inovadoras em sua empresa? Conseguiu ajuda em nosso artigo? Deixe seu comentário abaixo e siga nossas redes sociais.

About Thúlio Oliveira Alves

Jornalista com passagens por TV Integração, Câmara dos Deputados e agências de publicidade e propaganda. Escreve todos os meses sobre contabilidade. Atualmente é Assistente de Marketing e Produtor de Conteúdo na Makrosystem.

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