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Como gerar leads qualificados para seu escritório de contabilidade?

Não importa o tamanho de seu escritório de contabilidade, gerar leads qualificados precisa de uma estratégia bem definida. Afinal, o consumidor atual tem muito mais poder e opções de escolha disponíveis. Em um mercado contábil cada vez mais disputado e exigente, inovar em seu produto e ganhar a confiança de novos clientes é uma verdadeira jornada.

Não existe uma “receita de bolo” que mostre como conquistar novos clientes. Isso seria muito mais fácil para as empresas, não é mesmo? Geração de leads qualificados para os escritórios contábeis está ligada a ações contínuas de marketing. E você vai descobrir agora as principais tendências e como aplicá-las em sua empresa. Saiba mais!

Crescer ou não crescer, eis a questão…

São muitas as empresas que têm foco voltado para vendas. Afinal, para manter a saúde financeira de qualquer empreendimento é necessário estimular a compra de seus produtos ou serviços. Essa é a melhor estratégia para o seu negócio? É preciso fazer uma análise, pois nem todas as empresas estão com uma estrutura sustentável para atender novos clientes.

Crescer o número de vendas concretizadas não está diretamente relacionado a qualidade do serviço prestado. Ampliar a carteira de clientes sem um planejamento adequado pode significar problemas em um futuro bem próximo. Faça para si mesmo a seguinte pergunta: minha empresa está preparada para crescer?

Em caso de resposta negativa, o melhor a se fazer é reforçar a fidelização de clientes. Além de atuarem como defensores da sua marca (ou seja, publicidade espontânea e gratuita), ficam por mais tempo na sua base. Outro ponto positivo é que o custo de marketing com esses clientes será mais barato.

Após formar sua base fiel e reunir estrutura suficiente para ampliar suas operações, é hora de buscar novos clientes. Conheça as principais estratégias de marketing para ampliar o número de leads qualificados em sua base e ampliar o número de vendas.

1. Defina sua persona

A persona é a representação semifictícia do cliente ideal para sua empresa. Ou seja, consiste na definição do lead qualificado que você deseja atingir com seu produto ou serviço. Com uma representação bem construída é possível executar estratégias de forma segmentada, a fim sanar as principais dores desta persona. Quer um exemplo?

Ricardo tem 35 anos de idade e trabalha com contabilidade há 10 anos. É gerente de contabilidade em um escritório em São Paulo/SP. Possui uma renda mensal de R$ 5 mil e gosta de estudar tendências do mercado contábil. Está em busca de soluções inovadoras para atender as demandas do eSocial.

Essa foi a persona que acabamos de montar. Podemos oferecer ao Ricardo um blog post sobre o eSocial, além de um infográfico, e-book, convites para palestras sobre o tema e até mesmo um sistema contábil. Para conquistar um lead qualificado, você deve resolver o problema que ele possui naquele determinado momento.

Atenção: tome muito cuidado com público-alvo e persona, pois são representações completamente diferentes.

2. Ressalte o seu diferencial

Qual o valor de seu produto para as pessoas? Não o custo monetário, mas o utilitário. É importante se questionar o que você tem a oferecer, além de um produto ou serviço, para atrair leads qualificados para seu escritório de contabilidade. O valor está diretamente relacionado à percepção que os potenciais clientes possuem sobre sua empresa.

A dica é utilizar a Matriz SWOT (ou Matriz FOFA) para definir os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças ao seu negócio. Com mais concorrentes surgindo, é importante definir seu diferencial de mercado. E lembre-se: inovação sempre é bem-vinda.

3. Produza conteúdo (e de qualidade!)

“Marketing de Conteúdo é a moeda do século XXI. Se você quer merecer o tempo e a atenção das pessoas a quem se dirige, precisa criar um bom conteúdo”. Essa frase é de Rafael Rez, um dos maiores especialistas em Marketing de Conteúdo no Brasil. Em seu livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, distribuído pela DVS Editora, ele defende que um conteúdo de qualidade é a chave para atrair leads qualificados.

Não é à toa que várias empresas têm investido nessa estratégia para conseguir potenciais clientes para o escritório de contabilidade. Com um conteúdo de qualidade você ganha autoridade sobre a área em que atua, resolve “dores” de sua persona e gera leads qualificados a se tornarem futuros consumidores.

Aposte também em materiais otimizados para SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização Para Motores de Busca). Artigos e outros conteúdos bem otimizados com palavras-chave são capazes de ranquear boas posições no Google de forma orgânica e gratuita. Afinal, quem não deseja ocupar a primeira posição no principal buscador do mundo?

4. Converse com o público

Interagir com seus leads é uma forma de criar um relacionamento. Estar presente nas redes sociais é essencial, mas você pode criar pesquisas, seminários, além de investir no acompanhamento de pós-venda. É importante criar uma experiência que agregue valor ao seu produto ou serviço. Os leads precisam sentir confiança em sua marca.

Também não basta somente realizar estratégias, é preciso mensurar. Identifique os pontos fortes e fracos, faça otimizações e busque formas de melhorar a fidelização de sua base. Uma boa dica é realizar ações exclusivas com os leads cadastrados em sua base de contatos.

5. Faça parte do ambiente digital

É necessário ser visto para ser lembrado pelo seu público. Por isso, uma das formas é estar presente no ambiente digital com um site, nas redes sociais e até mesmo com anúncios pagos. Além das mídias digitais serem mais baratas serem mais baratas que as tradicionais (rádio, TV e impresso), elas são completamente mensuráveis. Isso facilita a otimização dos seus recursos de forma a gerar mais leads qualificados.

Segui os cinco passos. E agora?

O tempo ideal para uma campanha é acima de 45 dias. Esse é o período em que uma campanha começa a colher dados suficientes para a próxima fase: mensuração de resultados. Como temos o foco de geração de leads qualificados para seu escritório de contabilidade, nossos indicadores serão: acessos ao site e números de leads gerados.

Estabeleça metas após a primeira análise e sempre busque otimizar seus investimentos e campanhas na internet. Fique atento às datas chave, como eSocial, Imposto de Renda, Escrituração Contábil Fiscal e Digital e outras obrigações contábeis. Afinal, o foco aqui é gerar leads qualificados para seu escritório de contabilidade.

E lembre-se: marketing exige trabalho contínuo. Faça testes e acompanhe os resultados periodicamente para observar o desempenho de suas ações.

Possui mais dúvidas sobre o assunto? Então deixe sua pergunta nos comentários! Você também pode seguir a Makrosystem no Facebook, Instagram, LinkedIn e acompanhar vídeos em nosso canal no YouTube. Até mais!

About Thúlio Oliveira Alves

Jornalista com passagens por TV Integração, Câmara dos Deputados e agências de publicidade e propaganda. Escreve todos os meses sobre contabilidade. Atualmente é Assistente de Marketing e Produtor de Conteúdo na Makrosystem.

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