Conheça 7 aplicativos para o planejamento financeiro

Você já colocou na ponta do lápis o quanto gasta por mês? Certamente sua resposta será não. Afinal, são poucos os brasileiros que fazem um planejamento financeiro mensalmente. Mais difícil ainda encontrar quem faça uma programação a longo prazo para realizar um sonho, como comprar a casa própria, carro ou até mesmo fazer uma viagem internacional. Porém, em meio a tantas contas, é essencial saber onde o seu dinheiro está sendo gasto. A fim de ajudar você na organização financeira, elaboramos este artigo com 7 aplicativos para carregar no smartphone.

Por que realizar um planejamento financeiro?

A falta de planejamento financeiro é um problema de grande parte das pessoas. Só para ilustrar, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 58% dos brasileiros nunca, ou às vezes, dedicam um tempo às atividades de controle da vida financeira. Ainda conforme o estudo, 17% dos consumidores utilizam frequentemente o cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo.

No entanto, o que isso significa? Representa que o uso desses serviços de forma descontrolada pode se tornar um problema maior. Ou seja, levar ao endividamento com altas taxas de juros. O objetivo em fazer o controle financeiro é evitar o endividamento, principalmente em períodos de crise. A partir do momento em que você visualiza onde gasta seu dinheiro, torna-se mais fácil fazer cortes ou aumentar as despesas de acordo com sua necessidade.

Como iniciar meu planejamento financeiro?

Em primeiro lugar, identifique suas fontes de renda, como o seu salário, trabalhos paralelos e rendimento em aplicações. Você irá identificar de onde vem o seu dinheiro e qual a principal fonte financeira. Uma boa dica é buscar oportunidades de ampliação da renda, como investimentos a médio e longo prazo.

Após mapear as fontes de renda, faça um registro de despesas fixas, como contas de energia, internet, tratamento de água, supermercado e dívidas. Este é o registro que vai ajudar a identificar qual o seu custo de vida e gastos comprometem seu orçamento.

Por fim, é hora de traçar estratégias para alcançar seus objetivos. Caso possua pendências, priorize quitar essa dívida. Após o pagamento, faça um planejamento para realizar um sonho, como viagens, carro ou casa própria.

Quer entender mais sobre educação financeira? A Caixa Econômica Federal possui uma sessão especial dedicada ao tema. Você encontra explicações sobre termos econômicos e dicas para ajudar no planejamento.

Agora que conferiu algumas dicas sobre planejamento financeiro, vamos saber quais os melhores aplicativos para você.

1. GuiaBolso

O aplicativo se define como um “personal trainer” das finanças, com o intuito de descomplicar o controle do dinheiro. Criado em 2014, possui mais de 5 milhões de usuários no país. Uma das principais vantagens do GuiaBolso é a integração de contas bancárias e cartões de crédito. Dessa forma, ele atualiza todas as transações de forma automática. Ele também possui gráficos, históricos de compras, check-up do CPF e sugestão de empréstimos. O GuiaBolso está disponível para Android, iOS e na versão web.

2. Mobills

Foi criado em 2012 como Gerenciador Financeiro e, em 2014, passou a se chamar Mobills. De acordo com a empresa, são mais de 300 mil usuários ativos no Android e mais de 50 mil no iOS. Com o Mobills você pode sincronizar o cartão de crédito e fazer o controle da sua renda através de gráficos dinâmicos e interativos. Outra ferramenta interessante do app é o Controle de Sonhos, que permite o controle financeiro a fim de alcançar um objetivo. Ao usar o aplicativo diariamente, você ganha pontos Mobills, que podem ser trocados por assinaturas ou pontos Multiplus. A versão grátis é boa, mas quem quiser mais funções pode adotar o plano pago. Está disponível para Android, iOS e versão web.

3. Organizze

Com uma interface simples, o aplicativo permite o controle financeiro de forma descomplicada. De acordo com a empresa, são mais de 1 milhão de usuários ativos nas versões do Android e iOS. Além de apostar no design simples e intuitivo, ele oferece relatórios, categorização de gastos, alertas de contas e controle da fatura. Quem quiser mais funções, como metas de gastos e acesso a múltiplas contas bancárias, deve escolher o plano premium. Você encontra o app para Android, iOS e na versão web.

4. Monefy

Quer um aplicativo simples, onde pode registrar as despesas com poucos toques na tela de seu smartphone? Então o Monefy pode ser a opção ideal para você. Além de possuir uma interface simples, ele conta com calculadora embutida, proteção por senha e possui widgets que podem ser usados durante a tela de bloqueio. Assim como os outros apps, possui gráficos para controle de gastos. O Monefy possui versões para Android e iOS.

5. Finance

Com o Finance, você consegue gerir transações realizadas nas contas bancárias e no cartão de crédito, já que ele possui conexão com Bradesco, Itaú, Caixa e Banco do Brasil. Além disso, é possível fazer o controle de contas a pagar, a receber, classificação de transações e controle de contas em outras moedas. Usuários de Android podem ter certa desvantagem em relação aos usuários de iOS, já que o aplicativo possui mais funções no sistema da Apple. O Finance é gratuito, mas você encontra recursos adicionais na versão paga. Ele está disponível para Android e iOS.

6. Money Manager

O app permite a aplicação de contabilidade de dupla entrada. Ou seja, ele não apenas grava o seu dinheiro, como também registra o fluxo de entrada e saída do dinheiro de forma automática. Ele possui outras funções, como gestão de orçamento e cartões, senha para proteger os dados, estatísticas de acordo com categorias e backup de arquivos em planilhas. Na versão gratuita é comum encontrar anúncios, algo que pode chegar a incomodar usuários mais exigentes. O Money Manager está disponível para Android e iOS.

7. Seu Banco

São incontáveis os bancos que atuam hoje no país. Muitos dos aplicativos oferecidos possuem recursos exclusivos, como controle do limite do cartão de crédito, transferências bancárias, pagamento de contas e canal de comunicação direta com um gerente. Por isso, possuir o aplicativo do seu banco no smartphone é levar serviços sem precisar ir às agências.

Bônus: Méliuz

Faz muitas compras? Já imaginou como seria fazer várias compras e ainda receber parte do valor direto na sua conta bancária? Esse é o objetivo do Méliuz! O aplicativo reúne cupons de desconto e ainda devolve uma porcentagem do valor da compra, o cashback, que pode variar entre 1% e 35%. Além de compras na internet, algumas redes de supermercados têm aproveitado o sistema. Para aproveitar esses benefícios, basta se cadastrar no site. No fim do mês, essa grana pode fazer a diferença no pagamento de dívidas e até mesmo para fazer aquela viagem tão desejada. O Méliuz está disponível para Android, iOS e na versão web.

Gostou das nossas dicas? Então deixe sua opinião nos comentários e siga nossas redes sociais!

About Thúlio Oliveira Alves

Jornalista com passagens por TV Integração, Câmara dos Deputados e agências de publicidade e propaganda. Escreve todos os meses sobre contabilidade. Atualmente é Assistente de Marketing e Produtor de Conteúdo na Makrosystem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *