Conheça 5 dicas para organizar a vida financeira

Despesas com companhias de energia e água, compras do supermercado, cartão de crédito… Certamente você já deve ter pensado que seu orçamento não vai dar para pagar tantas contas. O número de gastos parece ser maior a cada mês, enquanto o salário parece ser cada vez menor. E quando você se esquece de pagar uma conta? Não só causa uma saia justa, como também é arriscado arcar com juros (principalmente no cartão de crédito). Dessa forma, alcançar a estabilidade financeira parece ser um sonho cada vez mais distante.

Mas estamos aqui para ajudar você! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a estabilidade financeira começa com ações básicas (sim, aquele troco pode fazer uma baita diferença ao fim do mês). Só que, para alcançar esse sonho, preciso (MUITA!) disciplina em aplicar dicas para se manter no azul e lidar com possíveis imprevistos. Quer conferir como fazer isso? Então continue a leitura e conheça 5 dicas que vão ajudar você a economizar dinheiro sem fazer grandes cortes no orçamento.

1. Priorize pagamento de dívidas e despesas fixas

Faça uma lista com as contas que precisam ser pagas sem qualquer atraso, principalmente se for uma dívida. Dessa forma, você consegue diferenciar quais os gastos são inevitáveis e cortar aqueles desnecessários. Uma segunda dica é observar as formas de pagamento. Por exemplo: várias prefeituras oferecem descontos que podem ser vantajosos para o pagamento do IPTU à vista. Porém, caso o valor com desconto comprometa seu orçamento, pague em parcelas. É importante sempre manter uma reserva para eventuais imprevistos e emergências.

2. Corte gastos desnecessários

Aquela “brusinha” que está na promoção é realmente essencial? E aquele financiamento para um carro novo, ele vai trazer benefícios? Alguns gastos podem complicar o seu equilíbrio financeiro. Por isso, defina metas e objetivos para reduzir o consumo de energia elétrica, diminuir as compras parceladas no cartão de crédito e até mesmo um limite de gastos. Ao fim do mês, realize um balanço. Caso siga as boas práticas, perceberá o quanto foi economizado no mês.

Seja cauteloso no uso do cartão de crédito. Dívidas em falta de pagamento podem comprometer orçamento e a vida financeira.

3. Poupe dinheiro

Seja para realização de sonhos, investimentos ou até mesmo para manter reservas em casos de emergências. O ideal é sempre destinar parte da sua renda para uma poupança. Uma boa dica é estabelecer um objetivo, como guardar de 10% a 20% da sua receita mensal. E tenha disciplina, esse dinheiro não pode ser usado em qualquer momento, pois será destinado para um objetivo maior.

4. Faça análises periódicas

Não tem como saber se seu planejamento está dando resultados se você não realiza análises. O período ideal para avaliação das finanças é quinzenalmente ou mensalmente. Verifique o quanto foi gasto durante o período e se realmente houve algum efeito as medidas tomadas. Caso contrário, promova mudanças e mude o seu planejamento mensal. As análises ajudam a manter a ordem das suas finanças.

5. Use aplicativos e softwares

É provável que você já tenha conhecido pessoas que fazem o controle financeiro através de planilhas no Excel. A ideia é válida, afinal o que realmente importa é se planejar para não estourar o orçamento e entrar em dívidas. Mas seria muito melhor se fosse mais fácil. Ma era digital, não há desculpa para carregar aplicativos no seu smartphone. Guiabolso, Mobills e Organizze são boas opções para quem deseja controlar as finanças de forma simples e prática.

Essas foram algumas dicas para você atingir a estabilidade financeira. Mas lembre-se: de nada adianta realizar essas estratégias e não ter disciplina com as contas. Planeje os gastos, defina prioridades e sempre procure novas formas de fazer investimentos. Eles podem ser o início do seu “pé de meia” para a aposentadoria.

Gostou das nossas dicas? Então deixe nos comentários e não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

About Thúlio Oliveira Alves

Jornalista com passagens por TV Integração, Câmara dos Deputados e agências de publicidade e propaganda. Escreve todos os meses sobre contabilidade. Atualmente é Assistente de Marketing e Produtor de Conteúdo na Makrosystem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *